quarta-feira, 15 de junho de 2011

EDUCAÇÃO EM LUTO E NA LUTA

O que é ser professor ?

• Ser professor é estar sempre em busca do próprio aperfeiçoamento, para melhor servir. 
 
• É buscar sempre o que tem de melhor, para oferecer aos seus educandos. 
 
• É jamais se conformar com os desafios, por mais imponentes que sejam. 
 
• Ser professor é descobrir em cada aluno seu universo de potencialidades e ajudá-lo a desenvolvê-las. 
 
• Ser professor é muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo. 
 
• É romper com os modelos ultrapassados de incutir na cabeça do educando fórmulas prontas. É incentivar a criatividade, permitindo o surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo, onde não haja lugar para o preconceito, para a hipocrisia, nem para a subjugação dos mais fracos. 
 
• Ser professor, finalmente, é poder aplicar o amor na sua mais expressiva manifestação de sublimidade. É fazer brilhar no íntimo de cada aluno, a chama sagrada que o criador ali depositou.


Os professores hoje em dia, aturam muito do que deve ser aturados dos alunos. Confesso, não sou uma aluna perfeita, e muito menos gosto de todos professores que aparecem em minha vida. Mas ele, só está fazendo seu trabalho, nos ensinando o melhor que pode nos dar para sermos alguém na vida, serem melhores e conseguir uma vida digna. Mas quantas vezes já vi, pessoas desistindo do curso Normal, pra seguir outra carreira pelos baixos salários que hoje em dia os professores ganham. Vemos, todos os dias, os nossos professores, cansados, exaustos, mas sempre com um sorriso no rosto explicando a matéria que assim ele escolheu. Mas ele dá aula pra mas de uma turma, mas de uma escola e fica mas do que cansado. Injustiça, não só com os professores, mas sim com os alunos que estão ali pra aprender. Pois os professores poderia dar um conteúdo mas especificado sobre sua matéria, se tive-se tempo. Mas o governo não ver isso, eles pouco se importam com os alunos e professores, e agora os bombeiros do Rio de Janeiro. Pra comprar carros de luxo, aumentar o salários deles, eles podem sim. Mas pra aumentarem salários de pessoas que ralam todos os dias, uns salvando vidas e arriscando sua própria vida (Bombeiros), outros tentando salvar o que há de mas valioso, a EDUCAÇÃO
Eu, como aluna e futura professora, quero mais muito mais. Não tenho do que reclamar dos meus professores, mais acho, que com melhores salários eles poderiam larga outros empregos que eles tem para se dedicar há só uma escola, a se dedica até a sua vida pessoal mesmo. Eles se preocupam tanto com Copa do Mundo, com Olimpíadas e em colocar UPP nos morros do Rio, que esquecem do que mas se precisa de atenção, há Educação!


Se o ensino do Estado e do Município fossem tão bons, porque os filhos(as) do povo do Gonverno não estudam com conosco ?

3 comentários:

  1. Orgulho da minha escritora *--*'
    Completamente certa! Se o nosso ensino fosse um dos melhores, os filhos dos homens de preto (Os que vivem em Brasília) estariam em nossas salas e não haveria necessidade de escolas particulares.. É isso! ;)

    ResponderExcluir